sexta-feira, janeiro 18, 2008

Ser ou não ser

Aos 5 anos, na nossa festinha de despedida do colégio, usámos cartolas e bengalas como se fôssemos entrar num ensino superior. A minha era cor-de-rosa, queria ser educadora de infância. Eu e todas as meninas da sala.
Aos 12 adorava inglês e queria seguir a carreira de professora. De inglês e de português.
Com 15 ainda mantinha esse desejo.
16 anos e a descoberta da psicologia. Sim, psicologia era o meu forte. Tinha jeito. Mas também tinha jeito para a escrita, redigir histórias relatar acontecimentos - também quero ser jornalista!
Aos 18 anos aproximava-se o Ensino Superior de verdade e tinha de fazer escolhas. Havia uma que crepitava na minha cabeça, dar aulas. Foi vontade desde criança e era isso que queria. Mas continuava com dúvidas, normais julgo eu... Tive uma ajuda fundamental na minha escolha - o meu pai.
Bem...
Professora. Desemprego, dar explicações e ganhar uma miséria, trabalhar que nem uma escrava para ganhar uns troquitos.
Psicóloga? "Tenho um amigo que é psicólogo e ele diz que não é fácil, o que há mais para aí são consultórios de psicólogos... Vais trabalhar por conta doutrem para ganhares uma miséria."
Jornalista! Desemprego, ordenado péssimo, horas extras. Freelancer ou então nada! "E em freelancer tens de ser muito boa, para venderes caros os teus trabalhos senão não ganhas para os gastos só com material."
...
Filha, o turismo nos Açores está a evoluir. Vai ser o negócio mais lucrativo aqui nos próximos anos. O pai tem o restaurante, o X já está lá a trabalhar. Agora ajudo-o a ele, quando acabares o teu curso ajudo-te a ti. Turismo é que era um bom curso para tu tirares. E já tenho esta ideia XPTO em mente, a Y gostava muito de fazer isso e tu poderias colaborar nesse negócio. Era o ideal para o teu curso. "
...
Cá estou eu, (quase) uma técnica de Turismo à beira do desemprego.
Em quatro anos de curso pensei mudar de curso. Pensei nisso várias vezes. Mas era tarde demais... Não tinha como pagar mais não-sei-quantos-anos de propinas...

Não quero trabalhar num hotel, não quero trabalhar numa agência de viagens (e eles também não me querem a mim, querem os que não têm curso porque pagam-lhes menos!), não quero ir para os Açores nem quero ir para Barcelona. Não quero trabalhar num museu nem quero fazer excurssões com os grupos do INATEL. Quero aventura, diversão. E dinheiro (que pague o esforço dum Curso Superior).
Não tenho carta de condução, nem perspectivas futuras de a ter. Sem carro tudo se complica mais um bocadinho.
Não sei se quero procurar trabalho em Leiria ou em Coimbra. Em Leiria, fazer o quê? Em Coimbra, para o Posto de Turismo? Em Leiria pago casa, em Coimbra não.

Adorava trabalhar num cruzeiro no início de carreira. Ganhar dinheiro para depois começar algo meu. Algo que adoraria ter e que já tenho pensado. Só não há o tempo!... (€)
Um amigo dum amigo falava no outro dia sobre a sua experiência de cruzeiro. Fiquei ainda mais deslumbrada com a ideia. Mas é difícil conseguir lá chegar... Ui, se é. Deve ser, suponho!... E o factor C deve andar lá pelo meio, para mal dos meus pecados.

...
Ando meio perdida. Alguém tem um mapa?

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois... :-(
Foi optimo não teres ido para um curso de professores, isso te garanto eu! Eu ouço e vejo tanta coisa ultimamente que não me importava de recuar 8 anos no tempo.

Quanto ao que dizes em relação a licenciados, é pena, mas é a triste realidade no nosso país: exigem-se cursos às pessoas, mas contratam-se pessoas que não os têm, nem são qualificadas para a função, apenas porque lhes podem pagar menos. É assim que se fazem os péssimos profissionais que encontramos por toda a parte: uns porque não percebem nada do que estão a fazer, outros porque estão descontentes...

Enfim, que posso dizer? A situação de onde ficar a viver também não é fácil, e nem imaginas como me revejo nas tuas palavras. Sei que são decisões que gostaríamos de nunca ter de tomar. Pesar sentimentos e racionalizações é sempre complicado.

Tens que ter esperança, ainda não saíste para o mercado de trabalho, para a "selva" e pode ser que até gostes de trabalhar na tua área! Às vezes temos surpresas...

O importante é não te perderes. Queres um mapa? Começa a traça-lo todos os dias um bocadinho! :-)

Anónimo disse...

De cada vez que tento traçar 5 cm do meu mapa aparecem-de dúvidas que não me deixam seguir em frente... Medo, sabes... Medos, ânsias, terror a perdas, vontade de querer ficar perto de certas pessoas e saber que isso será muito difícil... Medo de perder essas pessoas...
Enfim... A nova etapa avizinha-se, ainda vem longe e eu já me sinto tremer!...

Anónimo disse...

De uma forma ou de outra, tomes a decisão que tomares, nunca vais perder essas pessoas que também não vão querer perder-te a ti. Quando a vontade é muita não existem barreiras!

E também acho que já sabes a resposta a essas dúvidas... agora é trabalhares nesse sentido! :-)

GuudTime disse...

Eu tenho meio contacto para cruzeiros mas... não te aconselho a ires sozinha.

Se for digo-te kk koisa.

E não desanimes. Chegaste tão longe. Explora bem as tuas hipóteses. Nem tudo é o k parece.

Não deites tudo a perder agr.


Abraço!

Miguel Araújo disse...

Uma amiga minha tirou Turismo no IP Viana Castelo e concorreu para uma empresa de cruzeiros... depois de várias entrevistas, foi seleccionada... que eu saiba, sem cunha.

Ela tem um blog:
http://www.aquinobarco.blogspot.com/

Podes dar uma espreita...

Kiss...

Boa sorte para o futuro, minha loira enrolada...